-
Arquitetos: Salmela Architect
- Ano: 2017
-
Fotografias:Corey Gaffer
-
Fabricantes: Artemide, Caesarstone, EPDM, H Windows and Doors, Ipe, Loll Designs, MDO Plywood
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse é o nosso segundo projeto para o mesmo cliente. O primeiro foi uma extensa reforma, ampliação e desenho paisagístico da sua residência anterior localizada em um entorno rural. Ao decidir pela mudança à cidade, nosso cliente comprou um grande terreno com vistas para o lago em meio as árvores.
A residência é composta por três estruturas conectadas por corredores envidraçados que definem dois pátios distintos, mas visualmente conectados. Um pátio está orientado para o lago e inclui uma lareira que ajuda a estender seu uso até o final de outono, no início da primavera. O segundo pátio está encostado na ladeira, criando um hall de entrada escavado que oferece proteção contra os ventos frios do leste que regularmente sopram desde o lago. Os micro-climas diferentes de cada pátio oferecem amplas oportunidades para passar o tempo ao ar livre apesar do clima dinâmico da região.
Desde a rua, são visíveis dois pontos focais por meio dos elementos de conexão envidraçados: a lareira do pátio interior e um pavilhão de madeira emoldurado dentro do pátio posterior. Estes dois pontos focais também são visíveis desde o extremo oposto do terreno, que está delimitado por uma via pedonal e para bicicletas. Essa sensação de transparência é igualmente evidente desde o interior, com corredores de visão dividem a residência nas direções longitudinal e transversal.
As grandes aberturas emolduram as vistas enquanto as unidades de ventilação quadradas e os depuradores proporcionam uma combinação muito funcional de ventilação passiva e ativa, garantindo a qualidade do ar durante todo o ano. Os beirais profundos e finos das coberturas planas cumprem com a função dupla de controlar os níveis de luz e o ganho passivo de calor no verão, ao mesmo tempo em que protegem o revestimento de madeira da chuva e neve. As caixas de luz extraem luz adicional para o centro da casa.
Localizado dentro do pátio posterior existe um pavilhão de madeira com uma cobertura composta de resina com 1/4" de espessura. Este pavilhão nunca havia sido montando na sua casa anterior. As madeiras foram armazenadas e esquecidas até que o cliente notou que esse pavilhão constituiria um contraponto apropriado para a nova casa. O descobrimento e o ressurgimento dessa estrutura foi uma emoção para o cliente e para o arquiteto, dando lugar a cerimônia de matrimônio da filha do cliente.